Neste espaço, hoje questiono o quotidiano deste nosso país...
Com tantos problemas e as diversas crises por resolver, entretemo-nos, alegremente, a levantar suspeitas e fazer julgamentos na praça pública ou a treinar, da bancada, equipas de futebol, clubísticas ou nacionais. Ou ainda a ver qualquer desvario de qualquer 'estrela' ou 'VIP' da praça...
Daí a pergunta com que iniciei estas linhas...
Na verdade penso que o debate e o contraditório são marcas basilares de qualquer democracia, mas o disparate e a pseudo-análise são uma terrível perda de tempo. Os desafios e obstáculos que temos de vencer proximamente e a médio prazo são mais que suficientes para ocuparem as primeiras páginas da comunicação social e também do nosso dia a dia. A crise económica e social em que vivemos e o futuro do país obrigam todos, mas mesmo todos, a reflexão aturada e a decisões e acções comedidas e bem assentes na realidade.
Torna-se penoso demais termos ainda que aguentar com as carpideiras e velhos do Restelo do costume, ou com os dislates de tantos comentadores de café que pouco ou nada fizeram, de concreto, para resolver problemas e encontrar soluções.
É tempo de serenidade, bom senso e, acima de tudo, preserverança e trabalho sólidos e esforçados.
Já chega de 'pão e circo'!...
Tomar,
20 de Novembro de 2009
Sem comentários:
Enviar um comentário