quinta-feira, 29 de abril de 2010

Cumprir Abril...

Trinta e seis anos volvidos após Abril de 1974, novamente o nosso país se encontra perante momentos e escolhas decisivas…
Ao tempo, os 3 Ds – Descolonizar, Democratizar e Desenvolver – foram o mote que serviu para sintetizar os rumos que tínhamos de trilhar. Passados estes quase quarenta anos, apenas podemos dizer, sem grande controvérsia, que conseguimos alcançar os dois primeiros. Quanto ao Desenvolver, o presente tem-se encarregado de por em dúvida os caminhos que desde então fomos trilhando, principalmente como o fomos fazendo…
Se ao longo de todos estes anos muito o país se desenvolveu em todos os aspectos, muito se deveu a esforços próprios e à preciosa ajuda dos fundos europeus, sem os quais muito não se teria realizado. A adesão à União Europeia foi, por isso, o marco fundamental que permitiu o desenvolvimento deste país. No entanto, continuamos também a muito desperdiçar e a não ter em conta o futuro. Os ‘deficits’ endémicos e o endividamento externo galopante têm sido o garrote que nos aflige há várias décadas e que nos tolhe passos futuros. Periféricos e pequenos como somos mais sujeitos ficamos a crises externas e pouco temos aprendido com elas…
Muitos apontam a origem das crises ao peso excessivo do Estado. Eu diria que, provavelmente, o problema estará mais na ineficiência do que no tamanho do aparelho… Pois também o sector privado beneficia deste Estado e a ele se alia no despesismo e nas incapacidades…
Muito fica concerteza por analisar…
Mas talvez seja este o momento para pesarmos e sopesarmos estratégias e rumos que invertam este estado de coisas…
É tempo de voltar a tomar o pulso ao país e de conseguirmos apontar soluções urgentes e capazes de dar a volta os problemas por demais já diagnosticados…
Se não o fizermos por nós, outros decidirão por nós…
E já é tempo de cumprir Abril !!!

Tomar,
30 de Abril de 2010

Sem comentários: