quinta-feira, 18 de setembro de 2008

BOM SENSO, SERENIDADE E TEMPO em EDUCAÇÃO

Apesar de não ser notícia do dia, gostava hoje de vos recordar, caros bloggers, uma temática muito na espuma dos dias, mas por demais importante para que se fique por aí… Sendo como sou professor, refiro-me às polémicas em torno da Educação no nosso país, também na nossa terra...
Continuamos há anos ‘discutindo’ as várias facetas, virando e revirando diagnósticos e relatórios, cada vez mais nadando em papel, projecto(s), REFORMAS E CONTRA-REFORMAS, um pouco ao sabor das tendências mais ou menos ‘progressistas’, ‘conservadoras, ‘modernistas’ ou lá o que lhes queiram chamar ou etiquetar… Parece estar tudo discutido e visto e revisto, só que, manipuladas ou não, as estatísticas oficiais ou não, continuam a pulular, insistindo mais ou menos nos mesmos pontos… Investimos muito (ou demasiado pouco…) e os resultados pouco se vêem…
Enfim, mais do mesmo como em outros sectores da nossa vida pública, local, regional ou nacional.
Mas será que é fado? Destino inclemente e infernal?
Sinceramente parece-me ser pura e dura ilusão que não resiste a qualquer análise mais serena e abalizada. Tal como em muitas outras situações e em tantas outras polémicas, a realidade está bem mais à mão de semear… Teremos tantos erros e desvios como tantos outros, também sucessos e excelência, só que o nosso fatalismo tende a relevar o nosso pior, não o oposto. As sucessivas administrações públicas - nacionais, regionais ou locais - parecem suicidariamente apostar sempre naquilo que não corre bem porque não presta, continuando a encher arquivos e arquivos de projectos e práticas de sucesso e com resultados mais que fiáveis pela sua positividade. Talvez por isso descartados, olvidados, raramente generalizados ou publicitados como exemplos a seguir. Ou tão simplesmente como pilares de novos e diferentes caminhos a descobrir. Por outro lado, alguma coerência e continuidade são palavras que cada vez mais passam ao lado de quem decide. Em Educação isso paga-se muito caro, hipotecando futuro, melhores perspectivas e resultados. A pressa dá em vagares, sendo inimiga da qualidade.
BOM SENSO, SERENIDADE E TEMPO, SÃO OS SEGREDOS HISTÓRICOS EM MATÉRIAS EDUCATIVAS!
Não será hora de regressarmos a coisas tão simples e básicas como estas?


Tomar, Setembro de 2008

1 comentário:

Anónimo disse...

pois. é fazer tábua rasa e começar por baixo, pelos níveis básicos, e refazer tudo de forma séria e rigorosa. depois, ir subindo de nível de escolaridade por ciclo mas seguindo o mesmo fio condutor para que haja coesão, coerência e sentido.

ah, já agora, acho um piadão ao tal pedreira a dar as conferências de imprensa com aqueles retratos dos réus todos na parede de trás.