segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Ao João e a todos os que continuam a lutar...

«João, envio-te uma resposta que mandei a um post do guinote sobre a cenoura para titulares. Não é nada de especial. Uma voz mais apenas.

Caro Paulo;
Não costumo comentar as tuas mensagens que leio todos os dias. Mas esta da cenoura...
É...incomentável, e é aquela que escolho para o efeito.
Após colocar muito gelo na cabeça e amordaçar os insultos que parecem querer escapar-se-me em direcção à 5 de Outubro, quero friamente dizer que a conjuntura económica nos é desfavorável, os professores já raciocinam e agem em função disso e que esta "oferta" do ME vai calar mais uns quantos. Conheço escolas completamente vencidas pelo medo. Tudo isto reforça ainda mais a minha convicção de lutar. Era bom que pensássemos numa estratégia global, firme, convicta, um pacto com sindicatos, movimentos (resistentes, de maneira geral) e agissemos de acordo. Que se lixe o medo dos que o têm! Tenho mais indignação do que medo! 
Temos de conseguir acordo quanto ao essencial e agir em bloco, com as estratégias adequadas em tempo de crise.
Faz falta um apelo à União, mais forte do que tem sido. União entre aqueles que não aceitam a derrota. E que estes ajam, lutem, cumpram aquilo que acham ser seu dever.

João Correia»

Finalmente uma opinião notável, dum Professor notável!
Parabens João Correia! Gostava sempre de te ter a meu lado em qualquer luta!
De 'guinotadas' e 'umbiguismos' bacocos todos estamos fartos!...
É pena que muitos apenas olhem para si e os seus interesses, deixando a nobre arte da intervenção cívica e política,(no sentido antigo da palavra, a 'polis' grega), entregue aos desmandos de tantos 'surfistas' como dizia o nosso Eduardo Lourenço nos idos de 80...
A união de que falas só se consegue no terreno, bem o sabes, sem espavento, com a serenidade da razão e a força das emoções e da liberdade!
'Hasta siempre, companero!'

Sem comentários: